HISTÓRIAS

FELICIDADE TER OU SER, EIS A QUESTÃO!

Felicidade é algo que colocamos onde estamos, mas que nunca estamos onde a colocamos, porque geralmente saímos do local antes que ela se instale. O que é preciso para se ter a tão almejada felicidade? Por que desejamos felicidades aos outros?

Primeiro, é necessário definirmos felicidade e, então descobrir onde podemos encontrá-la. Em alguns dicionários, a palavra felicidade vem traduzida como plenitude ou bem estar. Mas nenhumas destas ou outra definição, diz exatamente como é o sentimento de felicidade.

Geralmente, ao não estarmos felizes, é porque não temos algo que queremos. Então felicidade pode muito bem ser definida como algo que queremos muito e não temos.

Então, não somos felizes por não possuirmos as coisas que queremos? Vago, não é? Felicidade não é ter, possuir. Felicidade é um sentimento, não uma posse. Agora ficou mais claro. Felicidade não é a estação, mas o trem que nos leva aonde queremos? Felicidade é a estação onde queremos descer e não o trem que nos leva a ela? Complicou de novo. Viu? É difícil definir a felicidade. Cada um tem sua definição do que o faz feliz.

O problema maior é que nossa sociedade definiu que ter é a referência de felicidade de nosso século. Ter muito dinheiro, muitas posses, muito tudo. Quem tem muito, tem mais felicidade, de acordo com a ordem social vigente.

Mas e quem tem muito e ainda sim não está feliz? E quando falta alguma coisa, mesmo estando um patamar social elevado? Simples, porque felicidade não é isso.

Ter dinheiro para fazer viagens maravilhosas, conhecer o mundo, pelo menos a parte boa dele e, mesmo assim continuar procurando a felicidade nestes ou noutros locais. Por que será que não encontra? A felicidade não está na fuga, e também não tem residência fixa. Só isso.

Ser rico, poderoso (a), influente, ter sucesso e, ainda sim estar infeliz. Por quê? A felicidade não provém do dinheiro, apesar dele dar uma mãozinha. Oh, e como ajuda… mas não é tudo.

Entendeu? Todos nós sabemos o que felicidade não é. Volto a perguntar: o que é felicidade e onde ela está?

Se você parar de procurá-la, é bem capaz de encontrá-la pelo caminho. A felicidade existe mesmo. Mas ela só pode ser encontrada em pequenas doses. Quase homeopáticas. Ser feliz demais intoxica a si mesmo… porque desencadeia a inveja, a intolerância e o desamor nos outros. Aqueles que não conseguiram ter seus momentos de contos de fadas.

Eu disse momentos de contos de fadas? Isso mesmo. Momentos. Poucos. Para alguns, pouquíssimos. Não há nenhum erro em ser feliz ou correr atrás da felicidade, o que está incorreto é a ânsia, a obstinação, a fixação em ser feliz a todo custo.

Quem foi que te disse que você não é feliz assim do jeito que está? Porque cargas d´água você tem de pensar, que ser feliz é não ter nenhum desgosto?

Já ouviu a música “todo mundo tem problema… ninguém tem a vida como filme de cinema”? Pois então… é isso ai mesmo. As bordoadas e trombadas da vida acontecem com todos.

Nossa vida é uma estrada de mão dupla, ás vezes tem acostamento para descanso na direção, às vezes não. Nestes momentos seguimos cansados e causamos acidentes a nós e a outros. Outras vezes somos ultrapassados e xingados, noutras somos nós que ultrapassamos e também xingamos. De tempos em tempos paramos para abastecer ou para o lanche, em outros seguimos com fome ou empurrando o corpo. Umas tantas vezes alguém entra na contramão e invade nosso espaço. Em outras somos nós que invadimos o espaço do outro. Não dá para ir avante sem ferimentos, esbarrões, ou pequenas avarias.

Sempre haverá fracassos, dor, e como no futebol, sempre haverá adversários, faltas, cartão vermelho e um juiz… mas o que importa mesmo, no final, é o gol.

Preocupe-se em aproveitar o que tem, porque você pode não ter tempo para outra busca. Ocupe-se em ter coragem para fazer o melhor que estiver ao alcance de suas mãos.

Valorize-se. Valorize os outros. Ame. Seja amado (a).  Trabalhe com esmero. Elogie o bom e o belo. E a felicidade? Cairá em sua cabeça como gotas de chuva em um dia de verão.

Não peça a Deus felicidade, Ele é justo e dá a todos, tudo igual. O que nós fazemos com o que recebemos é que faz a diferença. Peça a Ele o sabedoria de entender a felicidade que está recebendo e verá que você é feliz, só que não sabia.

Um dia de paz, luz, harmonia e bênçãos para sua vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s