OPINIÃO

QUAL O VALOR DA VERDADE?

PERGUNTA RECEBIDA:

“Sou péssima ouvinte além de ter uma séria compulsão para a mentira. Gostaria muito da sua opinião sobre a mentira compulsiva. Será que eu tenho como resolver minha situação sobre ser mentirosa?”

……………………………………………………………………………………………………………………………..

– Você está mentindo pra mim!

– Você é um mentiroso!

– Não tem vergonha de mentir pra mim?

– Que cara de pau heim? Mente com a mesma cara de sempre!

Alguém já te disse estas palavras alguma vez? Se já ouviu sabe o impacto que elas causam no emocional de quem as ouve. Realmente é doloroso de se ouvir. É um impacto terrível. A mentira causa ruínas por onde passa. Ela destrói amizades, casamentos, relações profissionais, e pode até causar a morte de alguém. Dependendo da gravidade da mentira, talvez seus danos possam ser minimizados, mas, de qualquer forma o resultado seria como quebrar um vaso e depois colá-lo, as marcas sempre estarão lá para confirmar o fato.  Nunca mais será a mesma coisa.

É muito sério mentir para os outros. Quando descobrimos que uma pessoa nos enganou não conseguimos mais confiar totalmente nela. E o mais incrível disso, é que passamos a avaliar tudo que ouvimos da pessoa no passado, com base nas mentiras que descobrimos agora. Qualquer relacionamento que tenhamos com aquela pessoa passa a ser cerceado pela suspeita e dúvida sobre se está ou não sendo sincera desta vez. A única coisa que a mentira ensina é que com o tempo o mentiroso aprende que nunca sairá ganhando com ela.

Infelizmente, a mentira criou profundas raízes na vida social. Está tão institucionalizada que a maioria das pessoas considera que mentir faz parte do cotidiano normal da vida humana. Ninguém se sensibiliza em frente a uma mentira, a política é um exemplo disto. Até a religião tem mentido as pessoas para granjear respeito e mais adeptos. A mentira floresce como erva daninha e as pessoas se deixam governar por ela. Não há mais entendimento das regras que deveriam governar o comportamento humano, há justificativas para tudo, principalmente para a mentira.

Realmente é difícil não mentir, eu concordo, principalmente quando se vive numa sociedade em que a verdade é pouco valorizada, onde homens dominam homens causando sérios prejuízos. Mas como podemos nos livrar do modo de vida mentiroso? O desejo de falar a verdade, é claro. Se desejarmos ser honestos e verazes em nossas palavras, temos de cultivar a verdade em nossos corações. Mas isto é quase impossível, você deve estar pensando agora. Vivemos num mundo cheio de tendências a mentira, e falar a verdade exige de alguns um esforço supremo e acima de suas forças, mas nada é impossível, se desejar realmente mudar seu proceder de vida.

Já deve ter ouvido aquele ditado que diz: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” Pois é assim com a mentira, com o tempo até quem mente passa a acreditar que diz a verdade. Mas não é porque acredita que diz que verdade que passa realmente a ser verdade.

A mentira é como um veneno gradual e mortífero, depois que ela é jogada ao vento dos ouvidos, não dá para voltar no tempo e desfazer o que já foi dito. Por mais doloroso e difícil que seja, você tem a obrigação de tentar endireitar suas mentiras, principalmente se elas foram ditas as pessoas que ama. Isso significa contar a verdade sempre por mais difícil que lhe pareça. É a única forma de conquistar a satisfação de ter uma consciência
limpa.

Deus pode tudo, mas só tem uma coisa que Ele não pode… está em Tito 1:2.

Fui! Mas se quiser você pode me achar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s