SONHOS

POR QUE TEMOS SONHOS?

Quem nunca teve um sonho na vida? Todos nós já tivemos, é claro.

Sonhar é bom, porque nos permite visualizar nossos objetivos de forma na não perdê-los de vista.

Quando criança sonhamos com os brinquedos que desejamos um dia ganhar.

Quando adultos sonhamos com o sucesso na carreira e um bom salário para pagar as contas. Quando na terceira idade sonhamos com uma boa aposentadoria e netos ao nosso redor. sempre haverão sonhos em nossas vidas. Mas, porque a gente sonha?

Talvez seja porque os sonhos são tão perturbadores. Normalmente os sonhos não têm uma organização coerente, nele podemos voar, sermos anões ou gigantes, fazermos discursos para uma multidão, mesmo sendo tímidos e não conseguindo falar nem com o espelho. Sonhamos até com animais falando e objetos flutuando no ar. Sem contar das vezes que nos vemos em apuros correndo de um animal feroz ou de um carro que queira nos atropelar. E o mais incrível que nada disto nos parece fora do normal dentro do sonho, até que acordamos, é claro.

Será que meus sonhos contêm respostas para os meus problemas?

Os sonhos podem nos levar a nos conhecermos melhor?

Meus sonhos podem revelar meu futuro?

Meus sonhos devem guiar minha vida?

Muitos cientistas tomaram tempo precioso de suas carreiras estudando os sonhos. Vários voluntários se prontificaram a ser estudados enquanto dormiam em laboratórios de estudos dos sonhos. Foi por causa destes estudos que os cientistas descobriram que a pessoa adormecida experimenta movimentos rápidos dos olhos (MRO) cerca de uma vez a cada noventa a cem minutos durante o sono. Estes períodos MRO, sugestivos de que a pessoa esteja sonhando, têm uma duração média de dez minutos a meia hora e acontecem três ou quatro vezes por noite.

Os cientistas descobriram que sonhar é importante para relaxar o corpo e a mente da pessoa adormecida. Quem não sonha por várias noites seguidas, depois de alguns dias apresenta um baixo desempenho no trabalho, fica nervoso, letárgico e presenta cansaço acima do normal. Isso mostra que o sonho é uma via de escape para as pessoas. Sonhar então é uma necessidade.

Quando somos acordados durante um sonho e depois voltamos a dormir, o corpo compensa,  nos fazendo sonhar por um tempo maior. É quando temos a sensçã ode que passamos a noite toda sonhando. A razão disto acontecer é porque o sonho nos ajuda a aliviar as tensões diárias da vida e separar e processar os problemas que tivemos ao longo do dia. Sonhar beneficia nosso sistema nervoso porque recarrega nosso cérebro com respostas as nossas necessidades. Quem nunca se pegou tendo as respostas para problemas depois de uma boa noite de sono? Ou quem nunca encontrou a solução para uma pergunta depois de um sonho? Porque tudo isto acontece? Não há respostas.

O que nos faz sonhar realmente? Isto os cientista descobriram. Dizem que sonhos são resultados do estímulo dos sentidos, interno ou externos da pessoa adormecida. O que aconteceu conosco durante o dia anterior, os fatos mais recentes do dia, influenciam de forma especial os nossos sonhos. Tudo pelo que passamos nos faz sonhar, fome, sede, brigas, luzes, sons, exercendo de alguma forma um efeito sobre nossos sonhos em maior ou menor grau. E o interessante é que os sonhos se misturam com fatos de nossa vida cotidiana, experiências passadas e forma uma história desconexada, incoerente, mas que é super normal para nosso cérebro.

Se você conseguir se lembrar dos sonhos quando acorda, perceberá que iniciou seu sonho com as coisas que aconteceram no dia, depois os sonhos passaram a ser de coisas que já se passaram na sua vida, no passado, e por último, quase na hora de acordar, os sonhos voltam a ser sobre o que aconteceu nos últimos dias de sua vida. O mais engraçado é que geralmente o conteúdo dos sonhos são coisas desagradáveis, onde somos vítimas de algum algoz, passamos por algum problema onde poderemos até morrer. Se prestar atenção verá que nós sonhamos mais com acontecimentos ruins do que com os bons.

E quando nossos sonhos são recorrentes? O mesmo sonho várias vezes, alguém querendo nos pegar, ou puxando nosso tapete, um louco querendo nos agredir ou coisas parecidas. Qual será o significado disto? Geralmente o sonho é o resultado de algo que tememos ou queremos muito. Nós alimentamos nossos sonhos com o que permanece com regularidade em nossa mente.

Freud, o pai da psicanálise, disse que nossos sonhos são “a estrada real para o inconsciente”. Com isto, percebemos muitas pessoas acreditando que poderão resolver seus problemas com a interpretação de seus sonhos. Existem livros com a intenção de interpretar os sonhos. Mas, será que é possível ter um guia sólido para entender a pessoa através do sonho? Parece que não. Porque os sonhos nunca são fidedignos, não significam a mesma coisa para pessoas diferentes. Basta conversar com duas pessoas que tiveram, por exemplo, o sonho de que estavam voando. Veja se as duas concordam com o significado do sonho e dos objetos que apareceram nele. Dificilmente concordarão.

Freud, em sua teoria, explicou que o ser humano sonha com desejos, especialmente o relacionado ao sexo, que normalmente reprimem. Para conseguir explicar os sonhos seria necessário explorar todas as coisas realmente vistas no sonho e ligar seu significado a vida da pessoa, para entender o significado oculto. Freud completou que os desejos reprimidos do dia anterior ao sonho se ligavam ao aos desejos ocorridos na infância da pessoa e juntos davam a interpretação do desejo real do sonho.

Tem gente que discorda de Freud, e eu sou uma delas, acredito que a teoria dele sobre os sonhos, não explica de forma completa, porque não são só os seres humanos adultos que sonham. Cachorro, gato, e outros animais sonham.
Bebês também sonham e eles não sonham em satisfazer desejos reprimidos, nem
tiveram tempo de reprimir desejos ainda.

Acredito que a maioria das explicações relativas aos sonhos são especulações e não é possível ter uma resposta firme, perfeita e coerente sobre o assunto. Não sou uma pessoa religiosa, mas sou temente a Deus e, acredito que a Bíblia, é um guia completo para a conduta humana, é algo melhor do que sonhos. Não é vazia e nem incerta, quanto ao seu conteúdo. A Bíblia contém conselhos específicos sobre o casamento, a vida familiar e todas as relações humanas, bem como sólidos princípios que fornecem a base para se fazer decisões sábias. É melhor do que esperar por respostas em sonhos.

Ninguém pode interpretar sua vida ou sua personalidade através do que você sonhou. O ser humano só é capaz de ver o que está a sua frente e olha lá, porque tem alguns que nem isso é capaz de ver. Quando quiser algo, coloque o coração na frente e faça parceria com Deus.

É isto ai. É minha opinião.

Fui!

Anúncios

13 pensamentos sobre “POR QUE TEMOS SONHOS?

  1. eu sou da opinião q os sonhos contam bastante sobre as pessoas… pq eu acho isso? simples… pq eu tenho tds as noites sonhos conscientes…. desde q eu comecei a controlar meus sonhos eu posso fazer o q quiser dentro deles (sair de pesadelos andando como se nd estivesse acontecendo, sair voando por ai, conhecer lugares novos q eu nunca tinha ido, comer comidas deliciosas e conhecer pessoas e aprender coisas novas…).
    uma vez eu decidi pensar bem sobre o q eu havia sonhado pois era um sonho muito repetido…. conversando sobre o sonho com uma pessoa q entendia do assunto descobri q ñ existe manual q explica sobre o q significa os sonhos e somente aquela pessoa q sonhou pode decifrar o significado do seu sonho. gostei bastante do seu texto parabens.

    Curtir

    • Você está no caminho certo. Os sonhos podem ser direcionados. A maioria da pessoas não se lembram do que sonham. Geralmente os sonhos depois das 4:00 da manhã têm significados a serem decifrados na vida da pessoa que sonhou.

      Curtir

    • Interessante heim migucha… Os sonhos podem ser direcionados, se a pessoa for forte o suficiente, mas poder decidir o que quer sonhar é uma força e tanto… direciona isso pro bem.

      Curtir

  2. eae cara eu gostei muito as vezes eu tenho sonhos que mostram o futuro como um acidente assasinatos as vezes coisas boas como casamentos e as vezes algo como eu sonhar de estar no meio de uma festa pegar um prato com bife na casa da minha tia e depois eu acordo. dai depois de 1 ou 3 meses acontece a mesma coisa. na minha opiniao nos podemos ter visões nos sonhos. Eae oq vc acha disso?

    Curtir

    • Todos somos passiveis de ter premonição. Uns mais, outros menos. Você pode ter o dom. Que acha de procurar ajuda numa casa espirita? Lá você pode receber orientação e ser ajudado a entender melhor do assunto. Paz e luz!

      Curtir

    • Todos nós podemos ter sonhos premonitórios. Observe com que frequência isso acontece com você e procure estudar sobre o assunto ou procure ajuda. Todos somos médiuns, uns mais e outros menos ostensivos. Paz e luz!

      Curtir

  3. estou fazendo uma pesquisa, e acredito que o que nos faz sonhar possa ser a cura de uma doença cuja ainda ninguém sabe como cura-la.. gostei do texto, parabéns.

    Curtir

  4. Gostei muito deste texto. Parabéns! vou continuar seguindo este blog. Continue assim. Estou até pensando em analisar meus sonhos.hehehehehehehe… parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s